quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bienal de Arquitetura 2009 - Parte 01



Após tanto tempo sem dar as caras, estou de volta para escrever sobre minha última aventura arquitetônica em São Paulo: a gigantesca Bienal! Se bem que esse ano ela não está tão gigantesca assim... eu diria, até bem pequenininha diante das edições anteriores.

A Bienal discutiu 4 importantes temas no cenário da arquitetura atual: ESPACIALIDADE, CONECTIVIDADE, ORIGINALIDADE, SUSTENTABILIDADE. Cada pavimento correspondia a um tema, identificado por cores diferentes nas faixas que permeavam o edicício da Bienal.

Com estandes menores, a participação dos arquitetos internacionais é singela perto dos projetos brasileiros. No entanto, os estandes continuam criativos. A cada bienal, a forma de mostrar os projetos se renova. A França nos trouxe um paredão com muitas imagens, infográficos, palavras... um grande apanhado geral. Hong Kong participou com seus estudos das formas orgânicas na arquitetura; pelo menos foi o que eu entendi ao "ler" os textos em cantonês... rs.




A tecnologia esteve presente nos projetos pontuais de vários países. Não eram pranchas e sim telas de plasma que mostravam esses projetos. Na frente de cada tela havia uma maquete dentro daquelas redomas de acrílico, suspensas por um "braço", um suporte móvel. Era possível portanto, mexer na posição da maquete para melhor visualização possível.


Nenhum comentário: