sexta-feira, 6 de junho de 2008

Meu balanço a respeito da Sustentar!

Hoje saiu a seguinte manchete na Folha de São Paulo: "Elite brasileira é ecologicamente inviável", de Lucas Ferraz. A reportagem diz que o padrão de consumo das classes A e B no Brasil é insustentável ambientalmente. Segundo a WWF Brasil, "se toda a população mundial adotasse padrão de consumo semelhante ao das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas para suprir todos os recursos utilizados".
Essa notícia me fez lembrar que dias atrás, divulguei aqui em meu blog, o evento Sustentar 2008! Tenho o dever então de contar-lhes como foi!
Esse evento ocorreu entre 26 e 31 de maio, na cidade de Campinas. Foi uma semana repleta de palestras, seminários, apresentações, exposições. Empresas, públicas e privadas, instituições, ONG's, todos juntos atrás de um único objetivo: discutir o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da humanidade e propor soluções e alternativas ao modelo de desenvolvimento atual.
Houve o congresso, com palestras de autoridades públicas, empresas, e pesquisadores no The Royal Palm Plaza! A coisa foi chic! Salãozão, com telões, trocentos lugares! E a melhor parte: a hora do "coffe brake"... rsrsrs. Zuera!
Acho que um dos pontos altos foi a palestra do jornalista André Trigueiro. Ele é professor universitário e apresentador do canal Globo News, onde possui o programa "Cidades e Soluções". O tema era um panorama do desenvolvimento sustentável no Brasil, onde abordou brilhantemente a questão do consumo em nosso país.
Com muito humor, piadas ao mesmo tempo sarcásticas e inteligentes, questionou o CONSUMISMO, que nada mais é que o consumo incontrolável, discarado, fútil, imposto pela sociedade do capitalismo. Segundo André, não há sustentabilidade aliada a consumismo. Nessa sua crítica (convenhamos que é nada além do óbvio e da verdade), utilizou-se das palavras de um famoso publicitário (que eu não me lembro o nome): "publicidade é magia negra". E sim! As propagandas vinculadas em massa, nos outdoors, revistas e principalmente no horário nobre da televisão, criam o desejo (pois as pessoas vão ficar com vontade de tal produto) e a angústia (pois muitos, principalmente as classes menos abastadas, não terão dinheiro para adquirir o mesmo!).
A feira, ocorrida no Centro de Convivência foi outro sucesso! Expositores de vários segmentos, de várias cidades da região... todos empenhados em mostrar seu trabalho no ramo do meio ambiente. Vale destacar aqui um estande, que na minha opinião era o mais interessante: o da Cohab Campinas (hehehe, tenho que puxar sardinha para o meu lado!). Brincadeiras à parte, a Cohab construiu o protótipo de uma casa sustentável e estava expondo lá as fotos e produtos utilizados. A casa ficou aberta a visitação, sendo alvo de interesse de muitas pessoas que assistiram a uma reportagem televisiva sobre ela na véspera da feira. Em outro post comento mais sobre a casa, e quem sabe eu não consigo as fotos para melhor vizualizar!!
Abraços!!

Nenhum comentário: