sexta-feira, 6 de junho de 2008

Exposição "Arquitetura do Medo"

Amanhã, dia 07 de junho, inicia-se a exposição "A arquitetura do medo", do fotógrafo baiano André Gardenberg, na Pinacoteca do Estado. O artista procurou retratar como a violência se reflete na arquitetura e paisagem das grandes cidades, através das cercas e grades. As fotos mostram lugares por quais passamos e vivenciamos diariamente, como a vitrine de uma loja, que além do vidro, possui portas de aço vazadas para protegê-la enquanto a loja está fechada, ou então a janela de uma casa com grades.

Foto de André Gardenberg que faz parte da exposição "A Arquitetura do Medo". (Fonte: Uol)

Aproveito a questão urbana-social retratada por André Gardenberg para refletir sobre a situação de Campinas. Recentemente (quer dizer... já faz um tempinho, mas só agora tive a oportunidade de comentar), o Cemitério da Saudade, um dos maiores da cidade, recebeu um "belo" elemento decorativo: cerca de arame! Sim! Daquelas em que o "espertinho" que cortar vai se embolar todo! Um verdadeiro campo de concentração! É... hoje o morto não pode nem descansar em paz... Portanto, quando forem enterrar alguém (ô lôco), não coloquem junto correntinhas, jóias, crucifixos, terços de ouro! Esse direito você não tem mais! Bom, a foto, pra variar, vem depois!

A onda do medo têm criado uma outra onda em nossa cidade: a do condomínio fechado. Nossa, como Campinas tem desse troço! Não condeno ninguém que mora em um desses, pois hoje em dia não se sabe o que fazer para ter segurança, mas o problema é a falsa segurança que esse tipo de empreendimento nos trás! Será que estamos totalmente seguros?? Ano passado ocorreu um caso muito chato: o namorado de uma professora foi assassinado, na porta de casa em um condomínio fechado... Um ladrão invadiu o condomínio, e quando ia assaltar a casa, o namorado abriu a porta! No susto, o ladrão disparou a arma! É por essas e outras que eu questiono o condomínio. Bom, é só pra refletir!

Abraços

Ah! Confiram a exposição! André Gardenberg - "A Arquitetura do Medo" na Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2, São Paulo - tel. (11) 3324-1000. Quando:07 de junho (abertura das 11h às 14h) a 10 de agosto, de terça a domingo das 10h às 18h. Quanto: R$ 4,00 (grátis aos sábados)

Nenhum comentário: