segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Duas perdas em um final de semana

Dorival Caymmi. (Fonte: PubliFolha)
Podemos dizer que o pólo cultural brasileiro teve duas perdas neste último final de semana. Na sexta-feira (16) o Brasil perdeu um dos maiores compositores dos últimos tempos: o baiano Dorival Caymmi. Ele tinha 94 anos e morreu de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. O compositor cantava o mar, a natureza, a mulher, o amor... seus samba-canção retratavam a Bahia pura e fielmente. Muitas de suas canções foram imortalizadas na voz de Carmem Miranda. Muita gente cantarola suas músicas e não sabe que é dele... "O que é que a baiana tem" e "Maracangalha" (sim, aquela: "eu vou pra maracangalha, eu vou; eu vou de uniforme branco, eu vou; eu vou de chapéu de palha, eu vou; eu vou convidar anália, eu vou; se anália não quiser ir eu vou só, eu vou só, eu vou só") são exemplos de seus sucessos. Já no domingo (17), o tradicional Teatro Cultura Artística, em São Paulo, sofreu um incêndio que o destruiu por completo, restando apenas a fachada que contém um painel, obra de Di Cavalcanti. O teatro, que já serviu de palco para grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Marieta Severo e Marco Nanini, era uma das principais casas de espetáculos da cidade, que agora possui um desfalque na vivacidade de sua cultura.

Teatro Cultura Artística incendiado na madrugada de ontem. (Fonte: Folha de São Paulo)

Fachada do Cultura Artística, antes do incêndio. (Fonte: Site Oficial Teatro Cultura Artística)

Estudo de reconstrução do Teatro Cultura Artística, pelo escritório do arquiteto Paulo Bruna. (Fonte: Globo.com)

2 comentários:

Carla Carolina disse...

Deus abençoe Di Cavalcanti...o melhor foi salvo!!

Carla Carolina disse...

aah, e de fato...Caymmi...insubstituível...