terça-feira, 20 de maio de 2008

BORNEO - SPORENBURG

Junto com meu grupo na faculdade fiz um seminário sobre Borneo - Sporenburg e quero falar um pouco sobre esse grande projeto urbano. Trata-se da requalificação de uma antiga área portuária em Amsterdam, Holanda. Mais precisamente a leste do centro da cidade, Borneo e Sporenburg, os "dedos gêmeos", eram docas, que com a 2a Guerra, foram arrasadas. Ficaram abandonadas até que o governo visse em sua requalificação, um vetor de expansão e melhoramento da cidade. O "master plan" ficou por conta do escritório West 8, comandado pelo jovem arquiteto Adriaan Geuze. O desafio estava em SUPERADENSAR a área, respeitando-se a HORIZONTALIDADE e utilizando-se de CASAS UNIFAMILIARES. Assim, o West 8 criou uma série de diretrizes e convidou grandes nomes da arquitetura, entre eles o escritório OMA, de Rem Koolhaas, e E. Miralles, para criarem unidades residenciais com gabarito de 3 pavimentos (sendo o térreo, a garagem) em lotes estreitos.

Imagem de satélite de Borneo ("dedo" inferior) e Sporenburg ("dedo" superior). Fonte: west8.nl

O principal motivo para que a superdensidade desse certo, foi a redução ao máximo dos espaços públicos. Ao invés de se criarem diversas praças e áreas livres ao longo das residências, optou-se por concentrar esses espaços em uma única área verde (nota-se a faixa verde em diagonal na imagem acima). Foi obrigatório que o térreo das casas fossem garagens. Assim, os carros não são estacionados nas ruas e estas puderam ser mais estreitas.

Infográfico mostrando os espaços públicos: ruas, vazios adjacentes aos edifícios mistos e uma única praça. Com a redução do espaço público, pode-se adensar mais a área. Fonte: west8.nl

Vista geral do plano de reutilização das antigas docas de Amsterdam. Nota-se a horizontalidade do projeto, pontuado com os edifícios mistos (comércio no térreo e habitação nos pisos superiores), que dão a identidade ao local. Fonte: west8.nl

Imagem da época em que Borneo e Sporenburg ainda eram docas. Nota-se os galpões, contâiners, guindastes e navios atracados. Ao fundo, é possível ver a ferrovia, ainda presente no transporte de Amsterdam. Fonte: west8.nl

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