Não! Não é um post sobre aquele seriado da Globo, não!
Estou falando sobre o mais novo supermegagigante empreendimento de São Paulo: o Parque Cidade Jardim!
Na última edição da revista Época São Paulo (publicada esta semana), saiu uma reportagem sobre o idealizador deste empreendimento de luxo, contando um pouco sobre sua história de vida. É o (ainda não engenheiro, e talvez nunca engenheiro, pois ele mesmo afirma que não gosta de estudar e por isso abandonou o curso de engenharia), digamos, empreendedor José Auriemo Neto, presidente da incorporadora JHSF.
Na verdade, quero falar sobre a verdadeira "muralha" criada por este ser. Em uma visita à São Paulo, com o pessoal da faculdade, passamos em frente à construção do Parque Cidade Jardim, que se volta para a Marginal Pinheiros. Como estávamos na marginal oposta, acredito que ninguém tenha reparado, pois não ouviu-se um comentário sequer sobre tal monstruosidade. Mas aquilo me incomodou...
Está implantado em uma área de 72 mil m², e consiste em 9 torres residenciais sobre um shopping center com as lojas mais caras do cenário nacional e internacional, um SPA, três torres comerciais (escritório e serviços), e uma torre de uso misto com o hotel do grupo Fasano. O mais absurdo: os apartamentos variam de 237 m² a 1807 m², sendo que o maior custa em torno de R$18.000.000,00 (não, não errei a quantidade de zeros...). Faça as contas, quantos apartamentos "normais" eu compraria com dezoito milhões de reais???!!! Absurdo!!
Não é à toa que houve manifestação no dia da festa de lançamento do empreendimento. Os moradores da favela do Jardim Panorama (que fica ao lado - mas ao lado mesmo, colados, separados somente por um muro de mais de 2 metros de altura - do Parque Cidade... e blá blá blá) protestaram na porta do conjunto, dizendo ironicamente que foram dar as boas vindas aos novos vizinhos. Também há uma reportagem mostrando o caso, desta vez no site: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=593
Bom, através das fotos do empreendimento, veja se você não vizualiza uma fortaleza, uma muralha, um castelo medieval, onde tudo acontece lá dentro e não é preciso sair de lá para se aventurar na selva perigosa de loucos insanos!!! É isso que eu vejo. Olhe as fotos e depois me diga se sou eu que estou exagerando...
Além de tudo, a fachada é composta de uma mistura do neoclássico com neogótico!!! Quem disse que isso é bonito??? Só no fantástico mal gosto dos ricos!!! Aliás, quem será que começou com isto? Vou pesquisar...
Houve um concurso de idéias de projetos que interligassem os moradores do Parque Cidade Jardim a Daslu, sem terem que passar pelo mundo fétido e nojento dos seres humanos. Há resultados bem interessantes e engraçados. Outra hora eu posto!!
Abraços!
Desenho mostrando somente parte do Parque Cidade Jardim. Shopping embaixo e torres residenciais em cima. (Fonte: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=593)
Implantação do empreendimento mostrando o entorno. Mostra os pontos "chics" como a Daslu, a Rede Globo e a Hípica Paulista, mas não ressalta a favela. (Fonte: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=593)
Só a maquete do empreendimento, custou R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Segundo a reportagem do site Reporter Brasil, somente com o valor da maquete seria possível a construção de 27 casas populares. (Fonte: foto de GRGM em http://www.skyscrapercity.com/)
Foto do Parque Cidade Jardim, tirada a partir da marginal oposta, mostrando a "fortaleza" que é o empreendimento. (Fonte: Rafael Nako, maio/08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário