sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Cada qual com sua cara!

Esta semana foi publicado nas revistas de arquitetura e sites do gênero, o projeto do conhecido arquiteto Frank Gehry para o Serpentine Gallery Pavilion, em Londres. A cada ano, diferentes arquitetos são chamados para projetar uma estrutura temporária que servirá de pavilhão para mostras e exposições. 2008 foi a vez de Gehry, que pela primeira vez trabalha com seu filho Samuel Gehry.

Imagem da maquete do projeto. (Fonte: Arcspace.com)

O projeto de Gehry consiste em quatro robustos pilares, ligados por grande vigas que sustentam as coberturas de vidro através da estrutura secundária de aço. Essa estrutura funciona como tirantes segurando diferentes planos de vidro, finalizando a obra na forma e linguagem já associada ao arquiteto. Segundo a equipe de Gehry, tomou-se como inspiração desde as catapultas desenhadas por Leonardo Da Vinci até os quiosques praianos.

Imagem de uma das fachadas do pavilhão. Aos fundos, é possível ver a parte construída da Serpentine Gallery. (Fonte: Arcspace.com)

Imagem das placas de vidro na cobertura suspensa pela estrutura metálica. (Fonte: Arcspace.com)

Neste espaço, praticamente "passagem e anfiteatro", acontecem eventos, discussões, debates e shows, funcionando como um complemento da galeria.

Imagem mostrando o detalhe do guarda-corpo de vidro e arquibancadas de madeira ao fundo. (Fonte: Arcspace.com)

O pavilhão sendo utilizado no final de uma tarde. Espaço para debates, performances musicais, e outros usos. (Fonte: Arcspace.com)
Dei esse nome para este post pois observando a obra de outros arquitetos, nos anos anteriores, é possível saber exatamente quem o projetou através da linguagem estética. O engraçado é notar como obras, para uma mesma função e local adquirem plasticidades diferentes!
Eis as imagens para mostrar o que estou querendo dizer:

Projeto do Daniel Libeskind, em 2001. (Fonte: Serpentine Gallery)

Projeto do arquiteto japonês Toyo Ito, em 2002. (Fonte: Serpentine Gallery)
Projeto de Oscar Niemeyer, em 2003. (Fonte: Serpentine Gallery). Ah! Fala se não é a cara!!!
Projeto do arquiteto Rem Koolhaas, em 2006. (Fonte: Serpentine Gallery)

Um comentário:

Carla Carolina disse...

você está cada dia melhor!! de verdade!! eu te amo!
parabéns!