Imagem de satélite de Borneo ("dedo" inferior) e Sporenburg ("dedo" superior). Fonte: west8.nl
O principal motivo para que a superdensidade desse certo, foi a redução ao máximo dos espaços públicos. Ao invés de se criarem diversas praças e áreas livres ao longo das residências, optou-se por concentrar esses espaços em uma única área verde (nota-se a faixa verde em diagonal na imagem acima). Foi obrigatório que o térreo das casas fossem garagens. Assim, os carros não são estacionados nas ruas e estas puderam ser mais estreitas.
Infográfico mostrando os espaços públicos: ruas, vazios adjacentes aos edifícios mistos e uma única praça. Com a redução do espaço público, pode-se adensar mais a área. Fonte: west8.nl
Vista geral do plano de reutilização das antigas docas de Amsterdam. Nota-se a horizontalidade do projeto, pontuado com os edifícios mistos (comércio no térreo e habitação nos pisos superiores), que dão a identidade ao local. Fonte: west8.nl
Imagem da época em que Borneo e Sporenburg ainda eram docas. Nota-se os galpões, contâiners, guindastes e navios atracados. Ao fundo, é possível ver a ferrovia, ainda presente no transporte de Amsterdam. Fonte: west8.nl
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