sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

11 de dezembro: Dia do Arquiteto!

Bom, o dia já vai se acabando, mas ainda dá tempo de parabenizar os meus colegas de profissão pelo dia, que é como os outros, mas que faz lembrar a importância da nossa profissão.

Então, para homenagear, aqui vai uma foto do grande mestre, um dos maiores arquitetos brasileiros de ontem e de hoje: Paulo Mendes da Rocha!!

Sucesso àqueles responsáveis por tornar os espaços em qualidade de vida!

Abraços!


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bienal de Arquitetura 2009 - Parte 01



Após tanto tempo sem dar as caras, estou de volta para escrever sobre minha última aventura arquitetônica em São Paulo: a gigantesca Bienal! Se bem que esse ano ela não está tão gigantesca assim... eu diria, até bem pequenininha diante das edições anteriores.

A Bienal discutiu 4 importantes temas no cenário da arquitetura atual: ESPACIALIDADE, CONECTIVIDADE, ORIGINALIDADE, SUSTENTABILIDADE. Cada pavimento correspondia a um tema, identificado por cores diferentes nas faixas que permeavam o edicício da Bienal.

Com estandes menores, a participação dos arquitetos internacionais é singela perto dos projetos brasileiros. No entanto, os estandes continuam criativos. A cada bienal, a forma de mostrar os projetos se renova. A França nos trouxe um paredão com muitas imagens, infográficos, palavras... um grande apanhado geral. Hong Kong participou com seus estudos das formas orgânicas na arquitetura; pelo menos foi o que eu entendi ao "ler" os textos em cantonês... rs.




A tecnologia esteve presente nos projetos pontuais de vários países. Não eram pranchas e sim telas de plasma que mostravam esses projetos. Na frente de cada tela havia uma maquete dentro daquelas redomas de acrílico, suspensas por um "braço", um suporte móvel. Era possível portanto, mexer na posição da maquete para melhor visualização possível.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

LEGO: brinquedo de gente grande.

(Fonte: Lego.com)
Pessoas, eu confesso: até hoje eu tenho LEGO! rs. Não tive coragem de me desvencilhar dos baldes de pecinhas modulares que juntei durante anos da minha infância. Ainda bem!
Lego é brinquedo de adulto, com certeza! Prova disso é a mais nova coleção criada pela empresa holandesa: "Architecture". E esse lançamento não podia ser com outro arquiteto, senão o mestre Frank Lloyd Wright. Não vejo a hora de ter minha própria Casa da Cascata, hehehe.
Só espero que venha com o manual de montagem... Imagina quando lançarem a edição Frank Gehry... rs.
Abraços!
(Fonte: Designboom)
(Fonte: Designboom)

As horas passam... e eu aqui, parado...

(Fonte: Fubiz.net)
(Fonte: Fubiz.net)
A gente sempre fala: "as horas passam". Analisando pela gramática, essa frase é uma figura de linguagem.
Já para este relógio, as horas passam literalmente! O ponteiro fica parado, enquanto as horas giram em torno de si mesmas. Dá até pra comparar com o movimento de rotação da Terra. Será que a inspiração não vem daí???
Abraços!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como não pensei isso antes?

(Fonte: Fubiz.net)
(Fonte: Fubiz.net) (Fonte: Fubiz.net)
Quando a gente vê essas coisas sempre pensa: "como não pensei nisso antes?" Coisas simples mas diferentes, originais, sempre nos levam a ter esse tipo de reação ao vê-las pela primeira vez.
As formas geométricas deram forma à lixeira acima, de design totalmente contemporâneo. Houve a união das peças que normalmente compõem um cesto de lixo, gerando uma peça simples e funcional.
Não achei as informações a respeito do designer e obra, mas assim que as encontrar, posto aqui.
Abraços!

domingo, 3 de maio de 2009

Homenagem a Charles Eames

La Chaise, de Charles Eames (Fonte: www.moma.org)

Todo arquiteto, não sei o porquê, possui um tesão por cadeiras, com o perdão da palavra. É quase um fetiche!

Eis aqui uma foto da chaise utilizada na galeria cultural da Campinas Decor 2009, como disse no post anterior. É a La Chaise, projetada pelo famoso designer Charles Eames, em 1948. Feita de plástico, madeira e metal, possui dimensões 82,5 x 149,8 x 87 cm. Atualmente a original está exposta no MoMA (Museum of Modern Art), em Nova Iorque, museu que a recebeu de presente do próprio Eames.

Não importa o trecho em que você se sente; o formato o acomodará confortavelmente. A ergonomia da cadeira é perfeita.

Charles Eames e sua esposa Ray Eames. (Fonte: www.egodesign.ca)

Campinas Decor 2009

Caros leitores desse blog: gostaria de convidá-los a visitarem a Campinas Decor 2009. Estou participando junto com meu colega Jansen Vitral. Nosso ambiente é a galeria cultural, que faz parte do pavimento corporativo, novidade da mostra de decoração esse ano.
O presidente da suposta empresa gosta de incentivar a cultura e criatividade de seus funcionários. Portanto, o espaço foi projetado prezando a interatividade e as diversas formas de manifestação de cultura: poemas e poesias, leitura, quadros, painel artístico, fotografia.
Um grande painel de vidro de 3,00 x 1,50 metros é o local onde os visitantes da mostra podem deixar aflorar seu lado artístico, escrevendo frases, pensamentos, poemas ou recados.
Um móvel por nós projetado e executado pela Balaroti - Móveis Planejados, possui nichos para expor livros e revistas. Ainda há pequenas "gavetas" que guardam poesias a serem lidas através das faces de vidro.
O grande destaque do espaço é o "canto da leitura" composto por uma chaise moderna (La Chaise) do famoso designer Charles Eames, que desenhou o móvel em 1948, por uma luminária de coluna, também de estilo moderno, e um tapete. Um painel artístico, pintado pelos artistas Angelina Carrilli e Guilherme Nako, completam grandiosamente o ambiente.
Bom, descrevi apenas algumas características do espaço. Aguardo a visita de vocês para conferirem, não só nosso ambiente, mas a mostra como um todo, que traz muitas novidades do mundo da arquitetura, decoração e paisagismo. Abraços!!!
Serviço: Campinas Decor 2009 - Instituto Agronômico de Campinas - IAC
Av. Barão de Itapura, 1481 - Guanabara - Campinas, SP
1° de maio a 14 de junho - das 14h às 22h (terça a sexta) e das 12h30min às 22h (sábados, domingos e feriados)

sábado, 2 de maio de 2009

Mobiliário de comer!

Pesquisando algumas coisas a respeito do mobiliário japonês, encontrei o site de um designer chamado Katsushi Nagumo. Olha os sofás diferentes que ele criou! Difícil é estar sentados neles e não ficar com vontade de comer...

... tofu...

Fonte: Nagumo Design

... ou então...

... um manju!!!

Fonte: Nagumo Design

Pra quem não sabe, tofu é aquele "queijo" de soja e manju é um bolinho cuja base é o arroz e o recheio é de feijão doce. Que delícia!!! rs

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Formatura!

Finalmente o dia da formatura chegou! E para esse dia, escrevi um texto para ler lá na frente, na colação de grau, que ficou muito bacana e que gostaria de compartilhar com vocês.
“A arquitetura se caminha, se percorre, e não é, como preconizam certos princípios, uma ilusão inteiramente gráfica em torno de um ponto central abstrato onde o homem pretende estar”, disse Le Corbusier. Vejo o dia de hoje como o início desta caminhada que é a arquitetura. Também é o final de uma etapa que nos apóia para dar o tão temido e esperado primeiro passo. Estamos rumo a novos desafios, a situações inesperadas, a terrenos desconhecidos. É esse “não conhecer” que nos estimula e nos incentiva. Afinal, a profissão que escolhemos não se limita a estar em torno de um ponto central abstrato, como disse Corbusier. Não. Nossa obrigação é ampliar os horizontes, materializar sonhos, criar e superar expectativas. Temos um compromisso com a arte, com a técnica, com a sociedade, com o bem estar, com a tradição e o novo. Temos meios de fazer isso, ou não foi o que aprendemos nestes cinco anos de curso? Lei do sol, conforto térmico, lugar, espaço, topografia, ventilação, escala, circulação, cálculos, técnicas construtivas, materiais, legislação, projeto. Agora sim veio a chance de colocarmos tudo o que aprendemos em prática. Agora vamos nos unir a mestres como Niemeyer, Bo Bardi, Bratke, Lelé, Mendes da Rocha, Ando, Siza, Piano, Foster, Nouvel, Koolhaas e tantos outros. Se formos, ao menos, 1 por cento desses notáveis da arquitetura já estamos no lucro, certo? Corbusier disse que seremos titulares de um ofício no qual invenção, pureza e qualidade dão forma ao produto, virtudes que dependem do caráter, e nos veremos lançados nessa vida com barreiras de vaidade, de cupidez ou simplesmente, de adversidades. Porém, o que digo aos meus antigos colegas de sala, agora colegas de profissão e pra sempre amigos, é que venceremos tais dificuldades. Com muito sucesso projetaremos nosso futuro e carreira. Nossos pais, com as lições da vida e professores com as lições da profissão nos deram o empurrão para, agora, desenharmos nosso destino. Que possamos percorrer juntos os longos caminhos da arquitetura e do urbanismo.
(Rafael Nako - 13/02/2009)